Skip to main content

II Congresso Internacional de Investigação em Práticas Educativas

 

  Apresentação do congresso

O II Congresso Internacional de Investigação em Práticas Educativasda Escola Superior de Educação João de Deus, terá lugar nos dias 16 e 17 de abril de 2026, no Jardim-Escola João de Deus de Belas, e convida investigadores, docentes, estudantes e profissionais da educação a refletir sobre os grandes desafios da escola do século XXI.

Sob o tema “Desafios e oportunidades da educação contemporânea: novas metodologias, tecnologia, inclusão e sustentabilidade”, este encontro é um espaço de partilha de investigação, práticas inspiradoras e diálogo interdisciplinar.

Ao longo de dois dias, serão apresentadas investigações e práticas inovadoras que cruzam ciência, pedagogia e cidadania, fomentando o diálogo interdisciplinar e a criação de redes colaborativas nacionais e internacionais.

 O congresso organiza-se em cinco eixos temáticos, cada um deles pensado para dar resposta às tendências e necessidades emergentes:

Inovação e Tecnologia na Educação Inteligência Artificial e o futuro da aprendizagem; gamificação e realidade aumentada no ensino; ensino híbrido e plataformas digitais; tecnologias ao serviço da inclusão.

Práticas Pedagógicas e Metodologias AtivasAprendizagem baseada em projetos e problemas; integração das áreas STEM; avaliação formativa e feedback como motores de progresso.

Inclusão, Diversidade e Educação para a Cidadania Educação intercultural e sustentabilidade social; neurodiversidade e estratégias inclusivas para diferentes perfis de aprendizagem; educação para os direitos humanos e democracia; estratégias inclusivas desde a primeira infância.

Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional Bem-estar docente e saúde mental; inteligência emocional; liderança educacional e gestão escolar; experiências na formação de educadores e professores; formação contínua para os desafios do século XXI.

      Educação e Sustentabilidade Projetos de aprendizagem para o desenvolvimento sustentável; pedagogia para a consciência climática; educação alimentar e promoção da saúde na escola.